Consórcio Intermunicipal Grande ABC lança campanha de alerta sobre prevenção do câncer de próstata
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC lançou, no final da última semana, uma campanha reforçando a importância do combate ao câncer de próstata no país. A peça, que faz parte das ações promovidas pela campanha “Novembro Azul”, pode ser vista no YouTube através do link https://www.youtube.com/watch?v=n2Cl29PiO2o.
Em pouco mais de trinta segundos, o vídeo traz informações importantes ao público masculino, como a importância da realização periódica de consultas e exames voltados à saúde do homem. De acordo com a peça, seja por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto e demoram para procurar atendimento médico, o que pode ocasionar a evolução da doença e mais dificuldades para sua cura.
Outro ponto destacado no vídeo é a incidência de mortes por câncer de próstata, que de acordo com a peça, atualmente é maior do que o óbito de mulheres por câncer de mama. Segundo informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer), somente em 2021 foram registradas 16.055 mortes em decorrência do câncer de próstata, o que equivale a 44 mortes por dia. Para este ano, são estimados 65.840 novos casos da doença, segundo tipo mais comum de tumor entre homens, atrás apenas do câncer de pele.
A publicidade também mostrou dicas de prevenção para os homens, como a prática de exercícios físicos de maneira regular, o abandono a hábitos considerados nocivos à saúde, como o tabagismo, e a realização de exames anuais a partir dos 45 anos.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), ressaltou a importância do diagnóstico precoce para o enfrentamento da doença.
“O objetivo das ações do Novembro Azul é conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, reforçando que o diagnóstico precoce pode salvar vidas. O câncer de próstata, quando descoberto em uma fase inicial, tem grande chance de cura”, afirmou.
Novembro Azul
Criada em 2003, a campanha “Novembro Azul” faz parte de um movimento internacional que visa a conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
De acordo com o Ministério da Saúde, é possível encontrar informação, atendimento por equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, odontólogos, dentre outros, aptos a realizarem o diagnóstico e o acompanhamento desta população em todos os ciclos da vida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o país. Em caso de diagnóstico de câncer de próstata ou outra doença, o paciente é encaminhado para Atenção Especializada, onde terá acesso aos médicos especialistas, tratamentos e cirurgias quando forem necessárias.
A recomendação do INCA é que se faça o diagnóstico precoce, estratégia que tem por objetivo identificar o câncer de próstata no início, a partir de sinais e sintomas. Os principais são: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e presença de sangue na urina.
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...